Exercicio 5
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – EAD
CAMPUS DE ARRAIAS-TO
CURSO DE BEL. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
TURMA 2015
DISCIPLINA: Teoria das Organizações I
PROFESSOR(A): Flávio Pacheco
ALUNO(A): Ediane dos Santos Rodrigues
ATIVIDADE AULA 5
(Ler Páginas de 40 a 47)
Saudações aos alunos (as) de Teoria da Administração I. Desejo excelente semana, e bons trabalhos a todos (as). Considerar a leitura das paginas 40 a 47 para os exercícios de 1 a 4.
1) No que diferencia a Teoria Comportamental, das demais teorias vistas até o momento? Avance um pouco mais na resposta, considerando as diferenças da Teoria comportamental em relação a Teoria das Relações Humanas e Teoria Clássica.
A Teoria Comportamental baseia-se no comportamento individual das pessoas, ou seja, para explicar como as pessoas se comportam, é estudada a motivação humana. Os autores comportamentais verificam que o administrador precisa conhecer as necessidades humanas para compreender melhor o comportamento e empregar a motivação como meio para conduzir a maneira adequada das pessoas. A teoria Clássica procura definir as funções básicas da empresa, dando ênfase na estrutura, na disposição dos órgãos, e a interatividade entre essas partes, restringindo-se à organização formal. Já a teoria das relações humanas, ocorre mais sobre os indivíduos em um local de trabalho do que as regras, procedimentos e processos. O foco deste estilo é a criação de cumpridas, os trabalhadores produtivos e ajudam os trabalhadores a investir em uma empresa.
2) Em que contribuiu a teoria de Abraham Maslow? Descreva sua teoria e a explique.
Abraham Maslow baseia-se na ideia de que cada ser humano esforça-se muito para satisfazer suas necessidades pessoais e profissionais. É um esquema que apresenta uma divisão hierárquica em que as necessidades consideradas de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Segundo esta teoria, cada indivíduo tem de realizar uma