Exerci Cios De Biologia
“Hifas especializadas em fungos micorrizicos”.
As hifas permitem aos fungos que eles se alimentem de animais vivos, ou entao, os haustorios que servem para extrair ou trocar nutrientes dos hospedeiros. As relações entre raízes de plantas e fungos, quando os fungos utilizam os haustorios para mutuo beneficio são chamadas de micorrizas. Os fungos extomicorrizicos formam um revestimento de hifas sobre a raiz e os fungos micorrizicos arbusculares prolongam suas hifas para dentro dos tubos formados por invaginacao.
Micorrizas são extremamente importantes para os ecossistemas naturais e para a agricultura.
2) Sinopse (pag. 640).
Item 31.3.
De acordo com a paleontologia e a sistemática molecular, os taxonomistas podem reconhecer que os reinos Fungi e Animalia tem muitas coisas em comum (mais do que com plantas ou a maioria dos eucariotos). Segundo a sistemática filogenetica, os fungos evoluíram a partir de um ancestral comum flagelado (mesmo que a maioria deles não tenha flagelos). Os opistocontes, são organismos eucariotas que formam um clado estritamente monofiletico (um ramo evolutivo) no qual coexistem algumas formas unicelulares flageladas juntamente com os fungos verdadeiros (Fungi) e os animais (Animalia).
3) Comparacao com a classificação brasileira.
Fig. 31.11 (pag. 642).
A classificação do Campbell reúne 5 filos baseados em suas diferenças, como as hifas, que nos Quitrideos são multicelulares ramificadas, nos Zigomicetos tem rápido crescimento (sendo usados para rápida “expansão” desses fungos em frutas e paes). Enquanto que na classificação brasileira as hifas são cenoticas ou septadas. Uma diferença que pode-se notar entre as duas classificações é que a brasileira junta 2 filos, uma vez que seu filo Deuteromycota é composto apenas por fungos que ainda não foram ”classificados”.
Doenças relacionadas a fungos:
1. Tinhas dermatofitoses e granula tricofitico.
2. Pitiriase Versicolor.
3. Paroniquia.
4. Tinha imbricata.