Apresenta O Adm
A cultura organizacional define a maneira como os integrantes da organização devem interagir entre si e com o mundo externo.
3.1 - Convivência interna
Uma das principais funções da cultura e regular as relações entre os membros da organização: como devem interagir, que tratamento devem dar-se, como resolvem conflitos. Esses e muitos outros comportamentos são desenvolvidos pela convivência e passam a fazer parte da cultura.
3.2 - Regras de conduta nas relações com o mundo exterior.
A segunda função importante que a cultura desempenha é regular as relações com outros grupos e com o ambiente de forma geral: a forma como o mundo externo deve ser encarado e como os membros de outros grupos devem ser tratados. Por exemplo, o grau de confiança ou desconfiança em relação aos integrantes de outra organização.
4 – difunções da cultura organizacional
A cultura oraganizacional pode criar difunções , que prejudicam a capacidade de resolver os problemas de convivência interna e adaptação externa.Difunções na cultura organizacional são desvios no comportamento coletivo, que fazem o papel de degenerações sociais.
. dificuldade de entender e processar mudanças ambientais.
. resistência generalizada a necessidade de mudança interna.
. dificuldade de aceitar outras culturas e pontos de vista alheios.
.tendencia a subestimar outros grupos, especialmente concorrentes e clientes.
.uso excessivo de jargão ou vocabulário ocupacional, como disfarce de falta de solidez intelectual, prejudicando a comunicação com outros grupos.
. tendência a utilizar mais recursos para cuidar da própria oraganização do que no desempenho da missão ou no atendimento aos clientes.
5- Socialização organizacional.
Socialização ou aculturação é o processo por meio do qual os indivíduos aprendem e adquirem a cultura de uma organização ou ocupação. De maneira sutil ou coercitiva, os recém chegados são aculturados, aprendendo a se comportar de acordo com as normas do grupo