Exerc cios de Fixa o II
Noções do texto Cultura: O conteúdo da socialização aplicadas à análise geral
1. (F) A ciência e a tecnologia, elementos da cultura, estão presentes na sociedade cristã medieval. Estão juntas, manejadas por todos os setores sociais.
2. (F) A ciência e a tecnologia, elementos da cultura, estão presentes na sociedade cristã medieval. Por estarem estagnadas e separadas, refletem na formação social a existência de dois setores: o clero, que estuda Deus, e os servos.
3. (V) As normas sempre estiveram presentes nas sociedades ao longo do tempo. A partir da Revolução Francesa, as normas instituídas democraticamente alavancarão a sociedade ocidental para um patamar de progresso e acúmulo de riquezas nunca antes verificado.
4. (V) Sendo um elemento da cultura e, portanto, importante para o contexto social, a tecnologia aplicada no início da Idade Moderna não conseguirá superar os atrasos impostos pelo Sistema Feudal.
Sobre a Sociedade Feudal
5. (V) As invasões bárbaras forçam que cada propriedade rural se auto-sustente, enfraquecendo o comércio e criando os feudos.
6. (F) Os servos eram camponeses e clérigos que viviam nas terras cedidas pelos nobres em troca de trabalho e taxas.
7. (F) A Igreja Católica não foi o principal centro irradiador da cultura na sociedade feudal, como acreditam muitos historiadores. Os camponeses e artesão é que possuíam uma função ativa e valorizada na cultura medieval.
8. (V) O poder centralizador do Estado Romano, permitiu a cada chefe bárbaro (latifundiário) tornar-se a autoridade máxima na propriedade rural, tornar-se um nobre feudal.
9. (V) A escola clássica é substituída pela escola católica nas catedrais e mosteiros. Mesmo assim, o clérigo não impediu o estudo dos textos literários, filosóficos, históricos e jurídicos dos gregos e romanos.
10. (V) O fim do Império Romano foi de muitas guerras. Os senhores fracos buscavam proteção junto aos mais fortes,