Exerc Cios 1
UNESP
Exercícios dados em aula
Marco Antônio Ferreira Zanardi
Matéria: Suportes e Registros do Conhecimento
Contexto do trabalho
A arte rupestre é obra dos homens pré-históricos que tem como intuito fazer como gravura ou pinturas. As matérias primas utilizadas para a expressão artística dos povos da antiguidade eram: pedras, ossos e sangue de animais. O sangue, assim como o extrato de folhas de árvores era utilizado para tingir.
As principais obras eram desenhos e pinturas, tendo como tela as paredes e tetos de cavernas. Eram representados, principalmente, animais selvagens, linhas, círculos e espirais. Seres humanos eram mais representados em situações de caça. Ossos, pedras e madeiras eram utilizados em esculturas.
Qual o estado de conservação?
R:A preservação está mínima nos últimos anos. As ameaças vêm da dinâmica da natureza, como os efeitos do sol, do vento e da chuva, mas, também e principalmente, devido à ação humana, que destrói os registros ancestrais por meio da pichação.
Quais as medidas de preservação e de acesso?
R:Esses vestígios deixados pelas populações indígenas do passado formam uma importante fonte de informação para o entendimento da história, alguns desenhos são protegidos por lei por estarem dentro de uma unidade de conservação de proteção, portanto alguns incidentes como incêndios e etc degradam o material, a finalidade para a preservação do patrimônio local, se tem através de ações que envolvem o fazer, o olhar e a percepção visual.
Como pode ser utilizado como fonte de pesquisa?
R:Suas pinturas mostravam os animais e pessoas do período em que vivia, além de cenas de seu cotidiano. O estudo desta forma de expressão contribui com os conhecimentos que os cientistas têm a respeito do dia a dia dos povos antigos.
Como é a divulgação desse conteúdo? Quais os meios de divulgação?
R:Nos dias de hoje é mais difícil se ouvir falar desse