EXERC CIO SOBRE COES O E COER NCIA
1. o texto que ora se evidencia a seguir carece de elementos de coesão e sua principal tarefa é apontá-los, tendo como base os exemplos sugeridos.
Muito suor, pouca descoberta.
O trabalho do arqueólogo tem emoções, sim. ---------não pense em Indiana Jones, bandidos e tesouros. É verdade------- os arqueólogos passam um bom tempo em lugares excitantes, como pirâmides e ruínas. ---------as emoções acontecem mesmo é nos laboratórios, --------- ---------- identificam a importância das coisas que acharam nos sítios arqueológicos. -------------, é preciso persistência para encarar a profissão, ------------os resultados demoram, e muita gente passa a vida estudando sem fazer grandes descobertas. No Brasil, é necessário fazer pós-graduação, ---------não há faculdade de Arqueologia. --------, é preciso gostar de viver sem rotina, -------------o arqueólogo passa meses no laboratório e outros em campo. O prêmio é fazer descobertas que mudam a história. (Super for Kids, nº 1)
2. Atenha-se ao enunciado linguístico ora expresso, identificando os elementos coesivos presentes neste: O lide da secretária Uma das grandes dificuldades que o repórter tem, ao apurar uma notícia pelo telefone, é conseguir passar pela telefonista/secretária. Invariavelmente, elas fazem três perguntas ao interlocutor, que funcionam como uma espécie de lide: “quem deseja?” “de onde?”, “pode adiantar o assunto?”, com frequência completadas pelo fatal “não se encontra”, que até hoje não descobri de que língua é.
3. Apresenta-se a seguir uma anedota de Ziraldo. Analise-a e, em seguida, responda: A mãe chega na varanda e encontra o maluquinho ensinando palavrões pro papagaio: - Maluquinho, que é que você está fazendo, menino? - Ora, mãe, tou ensinando pro papagaio as palavras que ele não deve dizer. (O livro do riso do Menino maluquinho. 2.ed. São