Trabalho De Geografia
Geografia
Problemas relacionados à água no Brasil
Introdução:
A Água no Brasil
A má distribuição dos abastecimentos hídricos já é elevada o que reflete no país de forma negativa, no Brasil, por exemplo, que tem a maior porcentagem de mananciais de água doce, estando localizado na América do Sul e ainda possui em seu território o rio Amazonas que é considerado o maior rio existente no planeta. Mesmo sendo beneficiado com grande porcentagem da água do mundo, o país apresentas grandes problemas de escassez devido ao mau uso e também a má distribuição, e ainda conta com vários rios e lagos poluídos o que afeta na saúde de uma grande parte da população.
Região Sudeste
A escassez de água na região Sudeste não se deve apenas à super exploração e ao clima, é decorrente também da poluição dos rios por falta de tratamento de esgoto, do baixo controle de efluentes industriais e do uso de defensivos agrícolas.
A poluição e o desperdício agravaram o impacto da seca e a disputa pelos poucos mananciais que apresentam boa qualidade de água.
Nordeste
Dentre os muitos aspectos apresentados pela Região Nordeste o que mais se destaca é a seca, causada pela escassez de chuvas, proporcionando pobreza e fome.
A partir dessa temática é importante entender quais são os fatores que determinam o clima da região, especialmente na sub-região do sertão, região que mais sofre com a seca.
O Sertão nordestino apresenta as menores incidências de chuvas, isso em âmbito nacional. A restrita presença de chuva nessa área é causada basicamente pelo tipo de massa de ar aliado ao relevo, esse muitas vezes impede que massas de ar quentes e úmidas ajam sobre o local causando chuvas.
No sul do Sertão ocorrem, raramente, chuvas entre outubro e março, essas são provenientes da ação de frentes frias com característica polar que se apresentam e agem no sudeste. As outras áreas do Sertão têm suas chuvas provocadas pelos ventos alísios vindos do hemisfério norte.
No