Exerc Cio De Ci Ncia Dos Materiais
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNÓLOGICAS
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Acadêmico: Alex de Souza
Ciência dos Materiais Questões.
1) Descrever o mecanismo de propagação de trincas para as modalidades de fratura dúctil e frágil.
R: Na fratura dúctil a deformação plástica continua até uma redução na área para posterior ruptura, formação e propagação da trinca em um ângulo de 45 graus em relação à tensão aplicada e rompimento do material por propagação da trinca. Material dúctil submetido ao ensaio de tração.
A fratura frágil ocorre com a formação e propagação de uma trinca que ocorre a uma direção perpendicular à aplicação da tensão. Material frágil submetido ao ensaio de tração.
2) Fazer a distinção entre tenacidade à fratura e tenacidade à fratura em deformação plana.
R: A tenacidade à fratura pode ser considerada o valor limite de intensidade de tensão, assim como a tensão de escoamento pode ser considerada o valor limite da tensão aplicada, varia de acordo com a espessura do material, até que as condições limitantes (vinculação máxima) sejam alcançadas. Deve ser lembrado que as condições máximas de vinculação ocorrem no estado de deformação plana. A tenacidade à fratura em deformação plana é dependente da geometria do corpo de prova e de fatores metalúrgicos.
3) Citar e descrever as duas técnicas de ensaio de fratura por impacto.
R: Foram criados antes do desenvolvimento da “mecânica da fratura”
O ensaio de resistência ao choque: Caracteriza o comportamento dos materiais quanto à transição do comportamento dúctil para frágil em função da temperatura, medem a energia absorvida no impacto por área.
Ensaio de tenacidade à fratura: A tenacidade é avaliada comparando-se as curvas para diferentes materiais com diferentes comprimentos de trincas.
4) Definir fadiga e especificar as condições sob as quais ela ocorre.
R: É a forma de falha ou ruptura que ocorre nas estruturas