TRABALHO COMPLETO
1. Estruturalmente e fisiologicamente, como podemos encontrar o Retículo endoplasmático?
O citoplasma das células eucariontes contém inúmeras bolsas e tubos, cuja parede tem uma organização semelhante a da membrana plasmática. Essas estruturas membranosas formam uma rede de canais interligados, conhecido pelo nome de reticulo endoplasmático. Podendo identificar o reticulo liso e o rugoso.
2. As proteínas podem ser sintetizadas pelos ribossomos livres no citoplasma (polirribossomos) ou pelos ribossomos que estão aderidos temporariamente à membrana do reticulo endoplasmático rugoso. Qual a diferença entre elas?
Ribossomos podem ser encontrados livres presos ao retículo endoplasmático ou ligados entre si por uma fita de RNA, sendo, neste caso, denominados de polissomos ou polirribossomos. Os ribossomos são constituídos por duas subunidades de RNA ribossômico e proteínas e fundamentais na síntese de proteínas, estando, portanto, presente em todas as células. Na forma de polissomos, fabricam proteínas para a própria célula e quando há necessidade de produzir proteínas para fora da célula, estas são produzidas junto ao retículo endoplasmático rugoso.
3. As proteínas são encaminhadas à “luz” do RE para que possam sofrer modificações químicas necessárias ao desempenho de suas funções. Quais são essas possíveis modificações proporcionadas pelo RE?
Ocorrem no interior das cisternas, hidroxilações, glicosilações, sulfatações e fosforilações. Essas modificações continuam no complexo de Golgi, até o seu endereçamento pelas vesículas secretoriais.
4. Explique como uma proteína que deve sofrer modificações é encaminhada ao RE (tendo em vista que nem todas proteínas precisam passar por ele).
Ocorre co-traducionalmente. O transporte das proteínas ocorre em simultâneo com a sua tradução por ribossomos ligados ao reticulo endoplasmático. As proteínas são sintetizadas e incluídas simultaneamente no interior de uma organela com