Exerc Cio Civil 1 Prova Pronto
UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
3º PERÍODO – DIREITO CIVIL II
PROFESSOR: PAULIANA MARIA DIAS
EXERCÍCIO AVALIATIVO – DATA DE ENTREGA: DIA DA PROVA
ALUNOS: ___________________________________________________________________________
1) O negócio jurídico NÃO é nulo quando:
a) for preterida alguma solenidade que a lei considera essencial para sua validade. b) celebrado por pródigos. d) o motivo determinante, comum a ambas as partes, for ilícito. e) não revestir da forma prescrita em lei.
2) No que concerne ao negócio jurídico, é correto afirmar:
a) a impossibilidade inicial do objeto não invalida o negócio jurídico se cessar antes de realizada a condição a que ele estiver subordinado. b) a validade da declaração de vontade, em regra, depende de forma especial para produzir efeitos. c) o silêncio importa anuência, inclusive quando o negócio jurídico exigir declaração de vontade expressa. d) os negócios jurídicos, que trazem algum benefício, devem ser interpretados de forma extensiva.
3) Paulo cedeu a Pedro os direitos hereditários da futura herança de seus pais ainda vivos. Esse negócio jurídico é
a) plenamente válido. b) nulo. c) válido, mas sujeito a condição suspensiva. d) válido, mas sujeito a condição resolutiva.
4) O negócio jurídico concluído pelo representante em conflito de interesses com o representado, se tal fato era ou devia ser do conhecimento de quem com aquele tratou, é
a) inexistente. b) válido. c) anulável. d) ineficaz.
5) Sobre a representação é correto afirmar:
a) A pessoa em nome de quem se atua e que fica vinculada ao negócio é o representante.
b) Pela representação legal o representante exerce uma atividade facultativa, investido de autêntico poder, sendo instituída em razão da necessidade de se atribuir a alguém a função de cuidar dos interesses das pessoas incapazes.
c) Pode ocorrer a