Exemplo paper
Beatriz de Oliveira Cardoso
Professor-Tutor Externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 0751) – Prática do Módulo I dd/mm/aa RESUMO
O Desenvolvimento Psicossexuais divide-se em cinco fases ou estágios que contêm zonas erógenas, instâncias de personalidade e complexos ou conflitos. Primeiramente é necessário destacar que as idades de começo e fim das etapas são aproximações e não são fixas e como tal devemos conceder-lhes a devida margem de flexibilidade. A sexualidade é reconhecida como um instinto com o qual as pessoas nascem e que se expressa de formas distintas de acordo com as fases do desenvolvimento. Seria para Freud, todo o tipo de comportamento que resultasse fisicamente gratificante, que produzisse sensações de prazer e, portanto, abrangeria toda a atividade instintiva relacionada com as necessidades corporais. Chegando a conclusão de que o Desenvolvimento Psicossexuais para Freud sujeita o ser humano, desde o nascimento a um desenvolvimento, segundo no qual, o direcionamento da libido em cada estágio determinando a construção e estruturação da personalidade. E é assim que se dividem essas fases.
Palavras-chave: Desenvolvimento; Sexualidade; Fases.
1 INTRODUÇÃO
Segundo Sigmund Freud, todos os seres Humanos passam por fases durante o seu desenvolvimento. Cada fase é uma passagem significativa para a formação da sua personalidade. São cinco fases do desenvolvimento psicossexual:
Fase Oral: uma das primeiras fases do desenvolvimento psicossexual. Vai de zero a dezoito meses/ aproximadamente dois anos. Desde o nascimento e necessidade estão ambas concentradas predominantemente em volta dos lábios, língua e, um pouco mais tarde, os dentes. A pulsão básica do bebê não é social ou interpessoal, no inicio associa-se prazer e redução da tensão ao processo de alimentação.
Fase Anal: de dois anos a três/ aproximadamente