Resenha do livro aprendendo a pensar com a sociologia
O presente capitulo retirado do livro "Aprendendo a Pensar com a Sociologia" dos sociólogos Zygmunt Bauman e Tim May, mostra a ligação de nossos atos e decisões, na maneira como conduzimos nossas vidas. Nos encorajando sempre a QUESTIONAR, mesmo aqueles comportamentos mais simples e banais do nosso cotidiana.
Inicialmente tentou-se distinguir a sociologia de outras matérias, caracterizando-a como uma “via de constante fluxo” onde todos nós podemos acrescentar ideias, assim a tornando “um espaço de atividade continua que compara o aprendizado com novas experiencias e amplia o conhecimento, mudando, nesse processo, a forma e o conteúdo da própria disciplina.”
Mas afinal “o que é a sociologia?” e o que a difere das outras disciplinas ?, diz Baumann, que para responder esses questionamentos não podemos apenas nos referir a uma coleção de livros, onde encontramos “tudo daquilo que a sociologia é capaz de oferecer”. Temos que deixar para traz esta visão que o homem tem de nunca questionar nada, e verificar as distinções que existem entre elas.
O fato é que, há uma maior afinidade da sociologia com algumas ciências, mais especificamente aquelas que estão preocupadas com o “mundo feito pelos seres humanos” entretanto, diferentemente de alguns pontos de vista, a sociologia tem como questão central “como os tipos de relações sociais e de sociedades em que vivemos tem a ver com as imagens que formamos uns dos outros, de nós mesmos e de nosso conhecimento, nossas ações e suas consequências? ”.
“Pensar é difícil ?” SIM, é difícil. Para que eu vou destrinchar as características pessoais, o contexto social em que algo ou alguém esta inserido, suas ações, e comportamento, se eu posso me utilizar de uma simples “ligação entre palavra e objeto", como no exemplo do leão ??.
Diferentemente de algumas áreas de estudo, a sociologia tem uma profunda relação com o chamado “senso comum”, pois ambos estão