Teoria neoclassica
GESTÃO EMPRESARIAL I
Prof. Nivaldo Troiano
TEORIA NEOCLÁSSICA - Definindo o papel do Administrador
Adaptado de Idalberto Chiavenato, Introdução à Teoria Geral da Administração, 7ª Edição, 2004.
- Características da Teoria Neoclássica:
1) Ênfase na prática da Administração; 2) Reafirmação dos postulados clássicos; 3) Ênfase nos princípios gerais de administração; 4) Ênfase nos objetivos e resultados; 5) Ecletismo nos conceitos.
- A troca dos meios pelos fins
Enquanto a Adm. Científica enfatizava os métodos e a racionalização do trabalho e a Teoria Clássica enfatizava nos princípios gerais da Administração, a Teoria Neoclássica considera os meios na busca da eficiência, mas enfatiza os fins e os resultados, na busca da eficácia. Há um forte deslocamento para os objetivos e resultados.
- A importância dos princípios neoclássicos
Os princípios têm um papel na Administração equivalente ao das leis nas ciências físicas, pois visam demonstrar uma relação de causa-efeito. Enquanto a lei é uma demonstração de certos fenômenos que ocorrem sob determinadas condições, o princípio é uma proposição geral aplicável a determinados fenômenos para proporcionar guias para a ação. Os princípios não devem ser usados de maneira rígida e absoluta, mas relativa e flexível, porquanto devem ser aplicados a situações diversas, sujeitas a uma multiplicidade de variáveis que independem do controle do administrador. Daí o nome de princípios gerais da Administração, pois devem ser aplicados em aspectos genéricos com base no bom senso do administrador. Ocasiões acontecem em que a aplicação de um dos princípios pode contrariar a aplicação de um outro. O aspecto mais vantajoso ou mesmo o bom senso deverá ser o critério na escola do princípio mais adequado a uma situação.
- Administração como Técnica Social
Para os neoclássicos, a “Administração consiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo