Exemplo De Fichamento Comentado 1
Observe as normas da ABNT para citações longas (com mais de três linhas) e citações curtas (com menos de três linhas). Maiores detalhes: visite a plataforma e baixe o arquivo com orientações em Exercícios e Complementos.
Verifique a parte de Referências, ao final do arquivo-exemplo. No caso do Trabalho 1, as referências completas devem vir ao final do trabalho, após as Considerações Finais, e não após as citações e comentários, como neste arquivo-exemplo.
I - A GUERRA DOS TAMOIOS: O INDÍGENAi
Inicialmente, devemos conhecer a vida dos Tamoios antes da chegada dos europeus. Só podemos compreender, em verdade, as futuras relações inamistosas entre os Brasis e o os portugueses, se conhecermos, um pouco mais do que superficialmente, o estágio de civilização a que haviam chegado até aquela época. Seus costumes, suas leis, suas crenças, suas relações de produção. (QUINTILIANO, 1965, p.19).
Comentário:
Quintiliano aborda a importância de travarmos conhecimento ao conjunto de propriedades e qualidades na qual se mantinha em contínua atividade de vida os Tamoios, antes da chegada do europeu. Seu cotidiano, costumes, leis e crença, seus conhecimentos e sabedorias, no qual podiam prever chuvas e as grandes marés, observando as estrelas, a lua e o sol. Conheciam as relações entre os seres vivos e o meio ambiente, os hábitos dos animais, os locais que frequentavam, as trilhas que percorriam e a época de amadurecimento dos frutos que lhes serviam de alimento. Acumularam saberes sobre a propriedade medicinal dos vegetais.
“As lendas indígenas são de rara beleza. E falam de Coaraci, o sol; Jaci, a lua; Ruda, o deus do amor; Anhangá, o espírito do bosque; Corupira, o protetor da caça; Iara, o gênio das águas;
Boitatá, o fogo-fátuo etc.” (QUINTILIANO, 1965, p.22).
Comentário.
Em relação à religião o autor aborda no começo dos tempos quando o mundo e os diferentes seres não haviam sido criados. Nesse tempo, os