exegese
O presente trabalho tem por objetivos atender aos seguintes itens:
I – Narrativa: Com base na leitura do Capítulo 5 do livro entendes o que lês ( Gordon D. Free & Douglas Stuart), faça uma síntese do que são e do que não são narrativas. Em seguida, relacione os princípios de interpretação de narrativas.
II – Leis: Com base na leitura do Capítulo 9 do livro entendes o que lês ( Gordon D. Free & Douglas Stuart), faça uma síntese da observação dos autores sobre a relação entre os cristãos e a Lei do AT. Depois disso escreva as definições dos dois tipos de leis apontadas pelos autores.
III – Profecias: Com base na leitura do Capítulo 10 do livro entendes o que lês ( Gordon D. Free & Douglas Stuart), faça uma síntese sobre a função da profecia do AT. Ainda sobre a profecia, discrimine com algumas palavras as tarefas exegéticas para sua interpretação.
IV – Salmos: Com base na leitura do Capítulo 11 do livro entendes o que lês ( Gordon D. Free & Douglas Stuart), sintetize as observações exegéticas dos autores sobre os salmos como poesia e como literatura.
V – Literatura de sabedoria: Com base na leitura do Capítulo 12 do livro entendes o que lês ( Gordon D. Free & Douglas Stuart), faça também uma síntese das observações dos autores sobre a natureza da sabedoria.
CAPÍTULO 5 – NARRATIVAS DO ANTIGO TESTAMENTO: SEU EMPREGO APROPRIADO
O que são narrativas
Narrativas são historias e não estórias. Em se tratando da Bíblia, são historias totalmente verídicas, crucialmente importantes e frequentemente complexas, e esta expressão “narrativa” é mais preferida no uso técnico por ser um termo mais objetivo e menos prejudicial. As narrativas bíblicas são acontecimentos que tem como propósito revelar Deus agindo na Sua criação e povo. São historias acerca daquilo que Deus fez para as pessoas e através delas. Elas O exaltam, ajuda-nos a entendê-lo, demonstra Sua provisão e cuidado e fornece muitas outras lições para nossa vida. Todas as