Exegese Do Antigo Testamento
Salmo 113
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como propósito apresentar uma pesquisa exegética do Salmo 113. Realizar a exegese de um texto bíblico é algo fascinante porque implica em entrarmos em contato com o sentido das palavras, com o mundo do autor, e acima de tudo, compreender a ação salvífica de Deus na história do povo de Israel. Por se tratar de um texto de cunho poético utilizaremos alguns recursos estilísticos que envolvem a estrutura literária do deste gênero, também como uma forma de nos ajudar para atingirmos uma correta compreensão da poesia hebraica.
Saber que Deus nos criou para sua própria glória, ainda na infância, foi algo um pouco distante para a minha compreensão. Porém na idade adulta isso mudou em mim e se tornou fascinante existir porque é para a glória do meu Criador. Também saber que Deus é o autor da minha salvação sempre foi por demais grande no meu entender.
Tenho percebido que muitos cristãos não possuem a clareza do Deus Salvador como também a sua criação para o louvor da Sua glória. Por isso nessa dissertação exegética do Salmo 113 gostaria que a revelação do Deus Salvador calasse fundo na vida dos seus leitores e que essa revertesse num hino de louvor a Javé Deus.
Texto Original - Salmo 113
Tradução
1Louvai a Javé! Louvai servos de Javé Louvai o nome de Javé.
2Sê o nome de Javé bendito desde agora e para sempre;
3Desde o nascente do sol até o poente seja louvado o nome de Javé.
4Elevado acima de todas as nações é Javé, acima dos céus a sua glória.
5Quem é como Javé, nosso Deus?
6Assenta-se no alto e abaixa-se para olhar os céus e a Terra.
7Levanta o pobre do entulho e retira o oprimido do monturo,
8sentando-o em companhia dos nobres, junto com os nobres do seu povo.
9Faz viver em família, a estéril, repleta de alegria, como mãe de filhos. Louvai a Javé!
Delimitação
Louvai a Javé
O Salmo 113 começa com a expressão (Louvai a Javé). Também termina