exegese de atos 1. 1-11
Lucas é o autor de atos dos apóstolos. O capitulo 1.1-11 Lucas faz um resumo do ministério de Jesus, muito bem elaborado. Na primeira sentença desse livro, Lucas torna bastante claro que ele é o autor do terceiro Evangelho. Dedica tanto o Evangelho como Atos a Teófilo, um gentio convertido ao Cristianismo. Apesar de Lucas não mencionar seu próprio nome, nem no Evangelho nem em Atos, o estilo, o vocabulário e a escolha de palavras apontam para o mesmo autor em ambos os livros. Os primeiros dois versículos de Atos servem como ponte entre a narrativa evangelística da vida e do ministério de Jesus e o relato histórico do desenvolvimento da igreja. Com efeito, o Evangelho de Lucas e o livro de Atos formam um livro em duas partes: Atos é a continuação do Evangelho.
Como precursor de Jesus, João Batista proclama que “o reino dos céus está próximo” (Mt 3.2). Quando Jesus inicia seu ministério, ele prega a mesma mensagem (Mt 4.17), pois anuncia que o reino de Deus é uma realidade presente. Desse modo ele informa aos fariseus que “o reino de Deus está em vós” (Lc 17.21). Qual é o efeito do reino de Deus? Primeiramente, Jesus quebra o poder de Satanás que é o príncipe deste mundo. De maneira figurada, ele entra na casa de Satanás, amarra-o e o despoja de suas possessões (Mt 12.29). Depois, Jesus revela que viu Satanás caindo do céu como um relâmpago (Lc 10.18) e dá a entender que este se sujeitou ao próprio Jesus. O reino pertence ao Pai, a quem Cristo o apresentará depois de ter subjugado todos os seus inimigos (1Co 15. 24-28).
Jesus concede a seus seguidores autoridade para se oporem às forças de Satanás, apresentarem o reino de Deus e aplicarem os seus princípios de retidão, justiça, amor, misericórdia e paz. A mensagem do reino inclui remissão de pecados, o dom da vida eterna, a declaração da autoridade de Jesus sobre todas as coisas no céu e na terra e a promessa de que Jesus está perto do seu povo até à consumação dos séculos (Mt 28.19,20). É evidente