Executivo
Executivo é a função de quem executa algo nas áreas administrativas complexas e de grande responsabilidade. A nível empresarial é o profissional que exerce cargo de liderança. Ou seja, ele dirige uma empresa, fazendo cumprir as diretrizes desta, e promovendo os desenvolvimentos sociais, financeiros e econômicos. É uma pessoa que tem cargo de chefia, e tem como objetivo o lucro, contratação de empregados e modernização da empresa. VISÃO! Esse é o principal aspecto na função do executivo. É ele quem tem que descobrir quais caminhos trilhar para realizar alguma tarefa. Criar um novo produto, reorganizar campanhas publicitárias, alocar recursos financeiros para um investimento. Para cada uma dessas "tarefas" o executivo tem que vislumbrar não só a tarefa executada, mas criar condições para que ela realmente aconteça.
O papel, Executivo, surgiu no século XVI, quando muitas Companhias cresciam assustadoramente e em pouco tempo e se tornaram uma sociedade anônima e houve a necessidade de uma pessoa , não necessariamente os donos, assumir a responsabilidade de administrar a empresa. Na época sua função mais importante era manter a comunicação entre patrão e trabalhadores. Somente no século XIX é que ser executivo ganha mais prestígio pois, foi aqui que tiveram mais liberdade para usar suas habilidades sem ter que envolver o dono em suas decisões, o que era comum na época.
No Brasil,na década de 70, foi realizada pesquisas para traçar o perfil desde novo personagem no Brasil e este foi o cenário para a ascensão de um dos mais importantes cargos corporativo: o executivo. Como descrito pelo jornalista britânico Anthony Sampson, o Homem da Companhia: "Seguir o rastro das variáveis que moldaram o executivo leva ao caminho da evolução e da modernização das próprias empresas, até então comandadas por seus donos".