EXE 7
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA FUNDAMENTAL
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
Aluna: Tailândia Maracajá Canuto Belmiro
EXERCÍCIO DE FÍSICO-QUÍMICA ORGÂNICA - CAPÍTULOS 8 e 9
RECIFE - PE
NOVEMBRO, 2011
Capítuto 8
25) As velocidades relativas das reações SN1 das duas alquilas p-nitrobenzoates (PNB) estão sobre as setas mostradas abaixo. A razão para a grande diferença na velocidade de saída dos grupos de partida nitrobenzoato é a estabilização do alqueno para formar um carbocátion não-clássico (recordar de carbocátions não-clássicos dos capítulos 1 e 2).
a) Quando p-anisila é colocada no reagente, como mostrado abaixo, a velocidade de 1011 é reduzida por um fator de 3 pelo reforço da ligação dupla. Explique por que a introdução deste substituinte altera a reatividade relativa do exemplo dado acima.
Resposta:
b) Os valores de para a reação SN1 dos seguintes compostos foram medidos utilizando os valores de +. Interprete esses valores, tendo em conta a informação dada acima. Esses valores de confirmam ou contradizem as conclusões com base na diferença das velocidades relativas das duas comparações dadas acima?
c) Quando H e CF3 são os grupos X mostrados acima, as velocidades relativas da reação SN da estrutura de norborneno em relação ao analógo norbornano é 41 e 35.000, respectivamente. Por que essas velocidades relativas são maiores do que quando X = OMe?
d) Os dados fornecidos neste problema levam a regra da demanda crescente de elétrons para estender a participação de grupos vizinhos. Vamos examinar a participação do grupo vizinho no Capítulo 11. Considere o alceno nos reagentes acima como um “grupo vizinho" que participa da estabilização do carbocátion. Use todos os dados apresentados acima, para dar um palpite sobre o que a regra da demanda crescente de elétrons deve indicar.
16) Os seguintes dados foram coletados para elucidar a etapa determinante da