exclusão lgbt
CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO
DISCIPLINA: DIREITOS HUMANOS
PROFESSOR: JOÃO PASSOS
EXCLUSÃO SOCIAL LGBT
EQUIPE:
DANIEL
HERMES
ELIZABETH
PRISCILA KAROLINE
WELLINGTON
VICTOR
MANOEL
INTRODUÇÃO
Os movimentos sociais no Brasil têm-se demonstrado como um potente veículo de questionamento e deliberação, exigindo o reconhecimento de minorias, de melhorias substanciais em suas condições de vida, evidenciando, seu papel na política nacional e com isto se apresentam como um novo passo na democracia rumo à consolidação de práticas justas democráticas. Dessa maneira, o presente trabalho propõe analisar os aspectos relacionados às estruturas dos movimentos sociais na sociedade brasileira, discutir o protagonismo dos movimentos sociais na constituição da democracia, da cidadania e dos direitos sociais e humanos no Brasil, identificando a questão da orientação sexual, da identidade e a subjetividade na constituição dos movimentos sociais.
O PROTAGONISMO DO MOVIMENTO LGBTT E SEUS IMPACTOS NO BRASIL
O Movimento LGBT ou LGBTTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros, sendo que o 's' refere-se aos simpatizantes) é definido como um movimento social que possui como características de estar assentado no mesmo pressuposto emancipatório, que agrega um sentido, uma qualidade nova, que aponta para uma nova correlação de força sociopolítica dos sujeitos envolvidos. O Movimento Homossexual é inserido, em um novo movimento social seguindo o modelo europeu de movimento que consiste em priorizar uma visão em que predominam aspectos políticos e culturais.
Por este motivo, o foco deste movimento é a busca de princípios como a defesa dos direitos dos sujeitos, a liberdade, a justiça e a igualdade, assim como o reconhecimento da diferença, pois, como se percebe, o movimento homossexual não possui como gênese a luta de classes e sim, a "redistribuição ou reconhecimento da diferença". Portanto,