exclusao social
Exclusão Social
“Uma realidade que muitos não querem ver”
Disciplina: Área de Integração Formador: José Carvalho Formando: Patrícia Travassos
Índice
Introdução………………………………………………………………………………...1
Exclusão Social…………………………………………………………………………..2
Os factores da exclusão social……………………………………………………………3
O que leva o ser humano à exclusão social………………………………………………4
Medidas do governo para combater a exclusão social e Desigualdade Social………………………………………………..…………………………………...5
Conclusão………………………………………………………………………………..6
Bibliografia……………………………………………………………………………...7
Introdução
O trabalho sobre o tema “Exclusão Social” foi elaborado no âmbito da disciplina de Área de Integração respeitante ao curso de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.
Terá como objetivo, em que medida a exclusão social põe em causa a estabilidade económica do país.
As exclusões são dificuldades ou problemas sociais que levam ao isolamento e até à discriminação de um determinado grupo. Estes grupos sofrem de exclusão social ou que são afastados, precisam, de um plano ou política de introdução de modo a que se possam integrar e ser aceites pela sociedade que os rodeia.
O termo exclusão social é um processo no qual o indivíduo se vai afastando da sociedade através de ruturas imediatas com a mesma.
Por exemplo a pobreza, leva a uma situação de exclusão social, no entanto, não é obrigatório que estes dois conceitos estejam ligados. Um trabalhador de uma classe social baixa, pode ser pobre e estar integrado na sua classe e comunidade. Deste modo, fatores/estados como a pobreza, o desemprego ou emprego precário, as minorias étnicas e culturais, os deficientes físicos e mentais, os sem-abrigo, trabalhadores informais e os idosos podem originar grupos excluídos socialmente mas, não é obrigatório que o sejam. Existem diversos tipos de exclusões sociais: a exclusão de ordem económica; social;