Exames Parasitologicos
JUIZ DE FORA
2013
AGRADECIMENTOS
Agradeço, primeiramente, a Deus que permitiu ingressar no curso que eu tanto desejava e que segue me guiando e fortalecendo durante o mesmo.
Aos meus amigos que fazem parte do meu dia-a-dia e que, de alguma forma, contribuem para que a rotina seja mais leve e prazerosa.
E aos professores que compartilham comigo diariamente suas experiências e conhecimentos adquiridos até então, não só de caráter técnico como também pessoal, que vão permitir que eu me torne uma profissional ética e capacitada para o mercado.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 EXAME PARASITOLÓGICO DE FEZES 4
1.1 Coleta e preservação da amostra fecal 4
2 TIPOS DE EXAME PARASITOLÓGICO DE FEZES 8
2.1 Exame macroscópico 8
2.2 Exame microscópico 9
3. MÉTODOS DE ANÁLISE 10
3.1 Método direto 10
3.2 Método de Hoffman, Pons e Janer ou de Lutz 11
3.3 Método de Faust e cols 11
3.4 Colorações de esfregaços fecais e morfometria 12
3.5 Método de Graham 12
4 POSSÍVEIS RESULTADOS 13
CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
INTRODUÇÃO
O exame parasitológico de fezes (EPF) é a análise laboratorial feita a partir de uma amostra das fezes, buscando detectar a presença de elementos indicativos da existência de vermes no intestino, bem como determinar o seu tipo. Para que seu resultado seja corretamente avaliado é necessário que sejam seguidas as recomendações quanto à coleta, armazenamento e transporte das fezes.
Como os diversos parasitas têm características biológicas diferentes, nem sempre o mesmo tipo de exame é indicado para todos. Para detectar alguns deles, devem ser utilizadas outras técnicas que não o exame parasitológico de fezes, e mesmo em relação a este, alguns métodos podem detectar a maioria dos parasitas, mas outros requerem métodos mais específicos.
Este estudo tem como objetivo principal, revisar a