eeeee
d d d d dd d d d d d d d d
d d d d d d d d d d d
ddd d d
d d d d d d d
d d d d d d d d dd
d d d
d d d
dd d d d d d d d d
d d d d d d d d d d d d d d d d d d d d d d d d d
d d d
dd okf5kgttekorkokgworeogkpoqe5EWS6DR7TFGYIUJ Enquanto a amostragem não probabilística é subjetiva, pois baseia-se nas decisões pessoais do pesquisador, a amostragem probabilística é objetiva, pois não é influenciada pela pessoa que está conduzindo a pesquisa. Nesse tipo de amostragem, os elementos da amostra são selecionados aleatoriamente e todos eles possuem probabilidade conhecida de serem escolhidos. Tal seleção ocorre através de uma forma de sorteio não viciado, como o sorteio em uma urna ou por números gerados por computador.
Escolha aleatória
Na amostragem aleatória simples, todos os elementos da população tem a mesma probabilidade de pertencerem à amostra. Essa amostragem pode ser sem repetição, que é quando o elemento que já foi sorteado não continua no sorteio ou com repetição, quando o elemento sorteado continua no sorteio, podendo ser escolhido novamente.
A amostragem estratificada consiste em separar a população em grupos homogêneos e, então, fazer a seleção via amostragem aleatória simples dos elementos de cada grupo. Esta técnica exige um conhecimento maior da população.
Na amostragem por conglomerados, a população é dividida fisicamente em conglomerados. Depois, selecionam-se aleatoriamente os conglomerados que farão parte da amostra, ao passo que todos os elementos dos conglomerados selecionados serão amostrados. É muito utilizada quando há necessidade de se realizar entrevistas ou observações em grandes áreas.
Padrão
A amostragem sistemática consiste em selecionar as unidades elementares da população em intervalos pré-fixados. Para