Exame HGT e Técnica do procedimento
O QUE É GLICEMIA? A glicemia é a glicose. A glicose é um açúcar simples que age como principal fonte de energia do corpo. O uso da glicose pelo corpo depende da disponibilidade de insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas. A insulina age como um controlador de trânsito, transportando glicose para dentro das células e encaminhando o excesso para ser armazenado como glicogênio, para uso a curto prazo, e como triglicerídeo nas células gordurosas. Não podemos viver sem glicose ou sem insulina, e elas devem estar em equilíbrio.
Normalmente, os níveis sanguíneos de glicose se elevam um pouco após uma refeição, e é liberada insulina para corrigi-los, em quantidade correspondente ao volume e ao conteúdo da refeição. Se os níveis caírem muito, como pode ocorrer entre as refeições ou após grandes esforços, é secretado glucagon, outro hormônio pancreático, para estimular a transformação do glicogênio hepático em glicose, corrigindo os níveis sanguíneos.
O QUE É O EXAME E PARA QUE SERVE? O exame de glicemia capilar é um exame sanguíneo que indica os níveis de glicose (açúcar) no sangue naquele momento, este exame tem resultado imediato. É usado para detectar hiperglicemia e hipoglicemia, para ajudar o diagnóstico de diabetes, e para monitorar os níveis de glicose em pessoas com diabetes. A glicemia pode ser medida em jejum (após 8 a 10 horas de jejum), a qualquer hora (amostra aleatória), após uma refeição (pós-prandial) ou como parte de um teste de tolerância à glicose (curva glicêmica).
Em Jejum: Necessário jejum de 8 horas, no mínimo. É normalmente solicitado para conhecer a taxa de glicose do sangue para o diagnóstico da diabetes mellitus – aquela que causa insulinodependente, geralmente descoberta durante a infância porque as células do pâncreas que produzem insulina estão destruídas. O valor reduzido acontece na presença de doses aumentadas de insulina no sangue, ou câncer de pâncreas, sepse bacteriana, abuso de álcool,