EXAME FISICO
O exame físico é uma das importantes etapas no contexto da sistematização de Enfermagem, Os instrumentos básicos para a realização do exame físico são: a inspeção, a palpação, a percussão e a ausculta. Ele deve ser realizado com uma revisão minuciosa de todos os segmentos e regiões corporais, dando condições ao profissional de tomar decisões mais seguras e corretas acerca do cuidado do paciente.
A maioria das pacientes sente algum grau de constrangimento durante o exame obstétrico e, para diminuirmos esse desconforto e tornar o exame mais aceitável, ele deve ser realizado em um local reservado, onde não haja interrupções acidentais. O exame e a avaliação do RN se iniciam através da inspeção geral subsidiada pela história materna e dados do parto, o que permite estabelecer uma distinção bastante precisa entre um RN que está em boas condições e aquele que tem problemas.
Nos idosos o exame físico deve ir além da avaliação clínica. Esses pacientes são mais susceptíveis a desenvolver limitações para as atividades de vida diária e manifestar as chamadas Síndrome Geriátricas. No decorrer deste trabalho esses assuntos serão apresentados.
Exame Físico
1. Gestantes
O tipo de exame a ser realizado deve ser explicado antes de ser iniciado, pois tudo que é desconhecido é mais temido. Para a proteção do próprio médico, é de grande valor a presença de uma enfermeira na sala durante a realização do exame e algumas pacientes gostam de contar com a presença do esposo ou de sua acompanhante. Como em outras especialidades médicas, devemos iniciar pelo exame físico geral. Condições como pulso, pressão arterial, temperatura e peso devem ser aferidos e anotados. No tórax examinam-se principalmente os aparelhos circulatórios e pulmonares. É importante também observar a presença de edema e varizes nos membros inferiores.
Inspeção
A inspeção geral inclui o aspecto da gestante. Devido ao aumento do volume