Exame fisico
Obs: O exame físico céfalo-caudal ele é muito importante na rotina do enfermeiro, porém ele precisa ser totalmente completo na admissão do paciente, os outros dias em que o paciente estiver internado, será feito uma evolução objetiva no prontuário, descrevendo assim, o que realmente for necessário, desta forma o enfermeiro terá uma disponibilidade de tempo maior para outras funções.
Ex: paciente apresenta membro superior esquerdo íntegro, se apresenta íntegro, para que relatar novamente uma vez já relatado na admissão.
O exame físico é conceituado como processo de exame do corpo de um paciente, com o objetivo de determinar presença ou ausência de problemas físicos. O exame físico e compreendido em 4 fases seguidas que devem ser: Inspeção, palpação, percussão e ausculta.
A maioria dos pacientes com ansiedade e apreensão encara o exame físico com medo, pois tem receio do que o médico vai encontrar. Estudantes ficam apreensivos e inseguros no início, com medo de provocar desconforto ao paciente. Portanto, o estudante DEVE se preparar técnica e psicologicamente, cujo objetivo é ajudar o paciente. Sendo assim seja gentil, educado, calmo, competente e organizado, pode-se ainda continuar fazendo perguntas durante o exame físico, mantendo também o paciente informado sobre o que está fazendo ou o que irá fazer.
Posições:
Decúbito dorsal, decúbito ventral, decúbito latertal (direito e esquerdo), posição sentada e posição ortostática.
Importante:
Ambiente Deve ser tranqüilo ;
Assegurar a privacidade do cliente;
Lavar as mãos antes e depois;
Preparo psicológico; ajudar o cliente e subir a descer da mesa de exame;
Aquecer estetoscópio.
Auqecer as suas mãos
Explicar a finalidade do exame;
Ao examinar cada sistema orgânico, explicar com maior detalhe;
Deixar o cliente relaxado;
Nunca forçar o cliente continuar; adaptar uma velocidade do exame de acordo com uma tolerância física e emocional do