Exame Fisico RN
1-INTRODUÇÃO:
O exame do recém-nascido deve ser realizado imediatamente ao seu nascimento, na sala de parto.Deve ser avaliada as condições gerais dos sistemas cardio-respiratório, neurológico, gastrintestinal e geniturinário . Qualquer anormalidade deverá ser comunicada aos pais ainda na sala de parto. Deverá ser passada uma sonda gástrica para descartar atresia de esôfago, aspiração nasal para afastar atresia de coanas. Um exame detalhado e minucioso deverá ser feito nas primeiras 24hs devida com o objetivo de detectar anormalidades não identificadas ao nascimento (e.g. luxação congênita do quadril, cardiopatia congênita), identificar problemas que podem surgir à partir de alguma doença materna ou problemas familiares, e também dar oportunidade aos pais para fazer perguntas sobre o seu bebê.
2-CONTAGEM DE APGAR:
O escore de APGAR é usado para avaliar o estado do recém-nascido no primeiro e quinto minutos de vida após o nascimento. Avalia cinco sinais clínicos gerais da criança. Cada critério recebe uma pontuação de zero a dois que somados darão o Índice de APGAR. A contagem é feita no primeiro e quinto minutos. Os componentes mais importantes são a freqüência cardíaca e respiração. OAPGAR não deverá ser usado para decidir a necessidade de reanimação em uma criança asfixiada, pois a reanimação deverá ser iniciada antes do primeiro minuto de vida. Um escore de APGAR inferior a 7 no quinto minuto indica depressão do SNC e inferior a 4 depressão grave.
3-CLASSIFICAÇÃO DO RN:
O recém-nascido é avaliado em relação a idade gestacional pelos critérios de Capurro que leva em consideração apenas características físicas do RN, já o método de Ballard avalia o RN em relação às características físicas e neurológicas o que dá uma melhor correlação com a idade obstétrica e permite determinar a idade gestacional de prematuros extremos, o que não acontece com o método de capurro. O tempo de gestação classifica o RN em: A termo: