Exame fisico do rn
Caput Succedaneum ou Bossa Serossanguínea : é um achado normal. É uma tumefação difusa , localizada no subcutâneo, ultrapassando as linhas de suturas. Não necessita de nenhum tratamento, desaparecendo em poucos dias.
Cefalohematoma : tumefação limitada não ultrapassando as linhas de suturas. É mais frequente sobre os parietais. Não necessita de tratamento. O seu desaparecimento pode durar até 6 semanas.
Moldagem ou Cavalgamento dos ossos : sobreposição dos ossos da cabeça, ocorrendo com o resultado da compressão durante o processo de nascimento. Se faz após 5 dias.
Face: é pequena em relação ao crânio. Pode apresentar-se edemaciada, com marcas em consequência do parto.
Olhos : Devem ser avaliados quanto : igualdade, tamanho da pupila, reações da pupila à luz. Pálpebras edemaciadas. O estrabismo é comum e pode persistir até o quinto ou sexto mês de vida.
• Oftalmia Gonocócica : é uma conjuntivite que se manifesta nos primeiros 12 dias de vida. É provocada pela contaminação dos olhos da criança pelo canal de parto . Prevenção : aplicação de nitrato de prata a 1% .
• Conjuntivite Química : pode aparecer poucas horas após a aplicação do nitrato de prata nos olhos. Ocorre o aparecimento de uma secreção amarelada.
• Hemorragia Subconjuntival : ocorre em aproximadamente 10 % dos RN, como resultado da pressão durante a passagem pelo canal de parto. É absorvido espontaneamente não necessitando de cuidados especiais.
Nariz : é relativamente achatado. Como ele respira pelo nariz e não pela boca, as obstruções por muco causam graus variados de dificuldade respiratória.
Boca : deve ser investigada quanto ao fechamento do lábio superior, do palato e a presença de dentes.
→ Uma fenda palatina (não fechamento do palato) pode ser observado, colocando-se o dedo com luva na boca do RN.
• Monilíase ou Sapinho : infecção causada por um fungo. Tem aparência de manchas esbranquiçadas na língua e nas mucosas. As