exame fisico do rn
A semiologia compreende a anamnese e o estudo dos sinais e sintomas de alterações orgânicas.
As técnicas necessárias para a execução do exame físico da criança foram consideradas enfatizando-se a criança saudável e a avaliação do estado nutricional.
Sendo assim, a docente, trouxe aspectos físicos do Recém-Nascido (RN) e da criança, ensinando, por exemplo, a técnica da palpação de linfonodos, aliando-se a isso o treinamento na capacidade de reconhecer os pequenos gânglios freqüentemente observados nas crianças.
A forma correta de usar o estetoscópio, verificar os focos de ausculta, os sons das bulhas cardíacas e também os aspectos observados nos sopros inocentes foram valorizados.
Em relação ao exame físico destaca-se:
O exame físico da criança considerando-se os aspectos neonatais:
OBSERVAÇÃO GERAL
Avaliar a postura, atividade espontânea, tônus muscular, tipo respiratório, face, estado de hidratação e estado de consciência. Estas características são variáveis, próprias para cada tipo de recém-nascido, termo, prematuro e pequeno para a idade gestacional.
PELE
A pele do RN deve ser macia, lisa e opaca.
Coloração
Os recém-nascidos de cor branca são rosados e os de cor preta tendem para o avermelhado.
Palidez
Sugere geralmente a existência de uma anemia e/ou vasoconstricção periférica.
O aparecimento de palidez em um hemicorpo e vermelhidão no lado oposto, sugerem alteração vasomotora e é conhecido como pele de arlequim.
Cianose
Generalizada: Geralmente causada por problemas cardio-respiratórios.
Localizada: Cianose de extremidades (acrocianose) pode ser apenas originada por relativa hipotermia; a perioral pode ter significado importante, sobretudo se associado a uma palidez (por exemplo, infecção).
Icterícia
A cor amarelada da pele e mucosas pode ser considerada anormal e