EXAME EPIDEMIOLÓGICO NA ESCOLA
Durante o levantamento epidemiológico foi examinado duas crianças por aluno, onde os trabalhos foram realizados na Escola Municipal Padre Angelo Imperialli, de endereço R. Ângelo Martins Pessoa, 1891, Santa Lia, Teresina – Piaui, no período da manhã, os alunos examinadores são da instituição UNINOVAFAPI, do 5° período, referente a disciplina Odontologia na comunidade – epidemiologia.
O que são levantamentos epidemiológicos?
São instrumentos com metodologia específica que têm como objetivo coletar informações referentes um determinado problema em uma população. Podem abordar aspectos referentes a fatores de risco, uso de serviços, consumo de medicamentos, conhecimentos, atitudes práticas relacionadas à saúde, além de dados demográficos e de outra natureza.
Objetivos de um levantamento epidemiológico.
Estudar a distribuição dos problemas;
Diagnosticar e medir as necessidades;
Determinar prioridades;
Avaliar as atividades do serviço em odontologia.
A forma de obtenção das informações na escola foi por meio de exame clínicos, onde o público foram as crianças, sendo que tivemos acompanhamento da professora e todas as informações foram anotadas em uma ficha para que posterior pudesse ser analisada da melhor forma possível. Foram detectadas que muitas crianças não têm acompanhamento durante a escovação, levanto um certa dificuldade, e pior, levanto a uma ruim higiene bucal, assim apresentavam algumas lesões cariosas, como visto que a maioria delas eram em face oclusal, talvez se a criança tivesse acompanhamento periódico com o dentista, com alguns cuidados como aplicação de flúor e selamentos das cicatrículas e fissuras esse quadro não seria evitado. Um fato muito cruel que foi detectado, era que uma criança apresentava uma restauração de amalgama de forma retilínea, sem as devidas formas anatômicas adequadas, assim dificultado na hora da mastigação. Só pelo fato de ser um dente decídua, o cirurgião dentista que fez essa