Exame de Sangue
O exame de sangue serve para avaliar diversos parâmetros do sangue, sendo útil para o diagnóstico de muitas doenças, como diabetes, anemia, distúrbios hormonais, insuficiências renal ou doenças hepáticas.
O exame de sangue é muito utilizado por ser uma das formas menos invasivas e mais completas de se conhecer a saúde de um indivíduo e controlá-la.
No exame de sangue podem estar incluídos vários testes, como o hemograma, que inclui a contagem das células do sangue.
Porém, outros itens também podem ser estudados dependendo dos problemas de saúde do indivíduo. Por exemplo, o exame de sangue para colesterol é pedido, principalmente, em indivíduos com histórico familiar de dislipidemia, devendo ser repetido de 5 em 5 anos, depois dos 20 anos.
O exame de sangue deve ser feito:
Após 1 ano de idade;
Quando há suspeita de doenças;
Na gravidez;
Acompanhamento de problemas de saúde.
Os indivíduos saudáveis devem fazer o exame de sangue, pelo menos, 1 vez por ano para detectar precocemente doenças.
O jejum para exame de sangue nem sempre é necessário, dependendo dos parâmetros que serão avaliados.
Como entender o exame de sangue
Para entender o exame de sangue é preciso estar atento ao tipo de exame que o médico solicitou, aos valores de referência, do laboratório onde foi realizado o exame, e o resultado obtido.
No entanto, o médico que solicitou o exame é o mais indicado para avaliar os resultados do exame de sangue.
Após o hemograma, os exames de sangue mais solicitados são VHS, CPK, TSH, PCR, exames para o fígado e o PSA, e por isso indicamos na tabela a seguir os possíveis resultados para estes exames e os valores de referência normais.
Exame de sangue VHS
O exame de sangue VHS tem valores de referência até 15 mm/h em homens com menos de 50 anos, até 30 mm/h em homens com mais de 50 anos, até 20 mm/h em mulheres com menos de 50 anos e até 42 mm/h em mulheres com mais de 50 anos.
Avalia se há inflamação
Alto: resfriado, amigdalite, infecção