O que é um exame de sangue
Um exame de sangue é a análise realizada do sangue coletado. Existem diversos tipos de análises que podem ser realizadas, portanto existem diferentes tipos de exames de sangue.
Os exames de sangue geralmente oferecem indicadores sensíveis sobre o estado de saúde do paciente, sendo extremamente úteis para o diagnóstico e controle das doenças.
Através de um exame de sangue é possível dosar a concentração de metabólitos, catabólitos, eletrólitos, hormônios, marcadores tumorais; detectar doenças infecciosas, tais como Rubéola, Toxoplasmose, Citomegalovírus, Hepatite, HIV. Podemos verificar distúrbios de Coagulação, anemia, determinar a tipagem sanguínea, pesquisar anticorpos irregulares, doenças genéticas, doenças auto-imunes. Podemos até mesmo identificar o sexo de um bebê com poucas semanas de gestação através de uma amostra de sangue da mãe.
As amostras podem ser de origem venosa ou arterial, dependendo da análise a ser realizada. A coleta é simples e segura, e o volume de sangue coletado é pequeno. No entanto, para que os resultados não sofram interferência, é importante se informar sobre as orientações e preparo para cada tipo de exame. O jejum, o horário da coleta, o uso de medicamentos, álcool, cafeína e o fumo são exemplos de interferentes nos resultados de alguns exames clínicos laboratoriais.
Os exames de sangue, também são chamados de análises sanguíneas e como você já deve ter compreendido são um grupo de exames complementares usados por todas as especialidades médicas. Daí o motivo de quase todas as pessoas já terem feito pelo menos um exame de sangue na vida.
Neste texto vamos abordar algumas análises de sangue específicas comumente solicitadas pelos médicos, mas cujo objetivo é raramente explicado para os pacientes. Entre elas podemos citar o VHS, PCR, Ferritina, LDH, entre outros.
Exame de sangue VHS - Velocidade de hemossedimentação
A velocidade de hemossedimentação, mais conhecida como VHS é um exame de sangue