Exame de prevenção de câncer de colo uterino
Segundo o Ministério da Saúde no Brasil o câncer do colo do útero corresponde, aproximadamente a 15% de todos os cânceres que ocorrem no sexo feminino. Seu pico de incidência situa-se entre os 40 e 60 anos de idade, sendo pouco frequente abaixo dos 30 anos. Estima-se que cerca de 40% das mulheres brasileiras nunca tenham sido submetidas ao exame citopatológico (Papanicolaou).
2. Definição
Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical. O nome "Papanicolaou" é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método no início do século.
É um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero, onde poderá ser detectado:
Cervicites (inflamação do colo do útero)
Displasia cervical (são alterações ou anormalidades que podem desenvolver um câncer).
3. Quem deve fazer e quando fazer o exame preventivo?
Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos.
Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado. Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.
4. Como proceder à coleta de material para o exame citopatológico.
Acolher a paciente, orientá-la sobre o exame e seu procedimento e prepará-la para a coleta. Realizar o preenchimento do questionário da mulher com todas as informações solicitadas, lembrando que, após a coleta, desenha-se nesse questionário o aspecto visual do colo identificando áreas de lesão se houverem e dizendo se há secreção, tipo, quantidade, hiperemia, verrugas, etc...;
Preparar previamente