termometro
Construção de um Termômetro
Objetivo: Entendermos o processo experimental, estudado em classe, ao calibrar o termômetro e medirmos a temperatura. É também associar as temperaturas obtidas com a variação no volume de um liquido.
Introdução Teórica
Temperatura e Calor foram descritos respectivamente como agitação térmica das moléculas de um corpo, ou sistema, caracterizando seu estado térmico e como a energia térmica em trânsito entre dois corpos, ou sistemas, decorrente apenas ta existência de uma diferença de temperatura entre eles”, sendo que o primeiro pode ser entendido como uma medida de quão quente, quão frio ou quão morno é um objeto e o segundo pode ser tratado como a troca de energia decorrente do contato entre dois corpos com características térmicas distintas.
Os sólidos possuem formas e volumes específicos, pois as moléculas que os formam são ligadas fortemente e quase não se movimentam, permanecendo praticamente estáticas. E uma das maneiras de aumentar as suas dimensões, superfícies e volumes quando ocorre variação de temperatura, pois esse aumento gera a dilatação térmica. Dependendo do que observamos ou levamos em consideração na dilatação esta irá receber uma denominação:
Dilatação linear: observamos a variação das superfícies;
Dilatação superficial: observamos a variação da superfície (área);
Dilatação volumétrica: observamos a variação do volume.
A dilatação ocorre porque um corpo é composto por moléculas, quando o corpo sofre um aquecimento o grau de agitação das moléculas aumenta, aumentando também a temperatura e conseqüentemente a variação considerável nas dimensões, superfícies e no volume do corpo.
Temperatura é o grau de agitação das moléculas de um corpo. Para tornar mais precisa a noção de temperatura, é possível recorrer às variações que certas propriedades dos corpos sofrem quando muda a sensação térmica. Por exemplo, o comprimento de uma barra aumenta (Dilatação) quando