Exame da ordem
Faculdade Mineira de Direito
Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico
Prof. Sérgio de Freitas Oliveira
1º Período- Tarde
Aluna: Gilda Faria de Magalhães
Data: 25/08/2011
ORDEM NO EXAME
No ensino do Direito o Exame aplicado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), é um ponto que busca garantir a qualidade. Para que o indivíduo formado em direito possa exercer essa profissão, é necessário comprovar suas qualificações nesse teste. Como essas qualificações nem sempre se baseiam num sólido conhecimento adquirido, no último exame realizado pela OAB, 89% dos candidatos foram reprovados.
Alguns profissionais, mesmo experientes, consideram a prova aplicada muito difícil o que leva a vários questionamentos:
- As faculdades não estão preparando bem seus alunos ou esse exame não está considerando o que realmente se deve aprender durante o período do curso?
- O que deve se esperar de um advogado recém-formado? Faculdade e exame estariam focando objetivos diversos?
- Como explicar a política educacional vigente, que permite a existência de escolas teoricamente pouco eficientes, mas impede os respectivos alunos de ocupar o espaço profissional almejado?
Se a função do exame da OAB é fiscalizar e exigir um mínimo de preparo para se exercer a advocacia, deve-se exigir que as faculdades adéquem seus cursos a essa necessidade.
A simples extinção do exame da OAB, como vem sido pretendido por alguns, parece algo como “varrer a sujeira para debaixo do tapete” ou “vender o sofá após o flagrante de adultério”. As escolas continuariam sem aprimorar seus cursos, um monte de novos bacharéis com pouca qualificação será derramado anualmente no mercado de trabalho, a excelência profissional seria cada vez menos encontrada, e todos fingiríamos que está tudo bem.
Cabe à sociedade como um todo encarar o problema observando as necessidades envolvidas e encontrar uma solução que preserve o aluno, qualidade da profissão e