Operações logística dos correios
Proposta do Trabalho 04
1. Introdução 04
2. Justificativa 05
3. Objetivo Geral 05
4. Objetivo Específico 05
5. Metodologia 06
6. Fundamentação Teórica 06
7. Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos 07
7.1 Quadro Atual 07
8. Conceito de Cross Docking 09
9. Fluxo Logístico do Sedex 11
10.1 Postagem 12
10.2 Movimentação 12
10.3 Entrega 13
10. Significado das Siglas e Termos Técnicos 13
11. Questionário 14
12. Conclusão 14
13. Bibliografia 16
Operações Logísticas dos Correios
Proposta do Trabalho
Proposta do trabalho é apresentar a cadeia logística dos Correios (ECT), especificamente do SEDEX, que possui uma eficiente infra-estrutura operacional e dispõem de um conjunto de recursos físicos e humanos aptos para realização das operações que hoje caracteriza o SEDEX como sinônimo de rapidez e confiabilidade.
1. Introdução
“A concorrência cada vez mais acirrada, a globalização da economia e a acelerada revolução tecnológica fizeram com que as empresas passassem a objetivar melhorias em seus diversos sistemas, principalmente de produção e de logística e distribuição, visando alcançar maior eficiência e melhores serviços e, conseqüentemente, um posicionamento no mercado mais favorável. ( OLIVEIRA & PIZZOLATTO, 2003)”
Baseados neste conceito vamos apresentar o que os Correios fazem para concorrer no setor de entregas expressas através da sua cadeia logística do SEDEX, que hoje conta com uma infra-estrutura operacional e um conjunto de recursos físicos e humanos aptos para a realização das operações em todo território nacional.
O gerenciamento do processo logístico como uma atividade estratégica contribui para que o cliente receba o produto certo, na quantidade esperada com a variedade e qualidade estabelecida no tempo contratado. O resultado final que