Logistica
Trabalho apresentado como requisito parcial para avaliação da disciplina de gestão de operação e logística I do curso de Administração Pública
A empresa escolhida para elaboração do trabalho foi à empresa de correios e telégrafos, visto que é uma das maiores empresas do Brasil e conta com uma estrutura logística exemplar. Alem de ser uma empresa pública de serviços os correios prestam serviços a varias prefeituras do país na entrega dos impostos e taxas e outras encomendas postais.
INTRODUÇÃO
Em 1931, é criado o Departamento de Correios e Telégrafos, subordinado ao Ministério da Viação e Obras Públicas. Com o desenvolvimento dos setores produtivos do Brasil, torna-se necessária a reorganização do serviço postal em torno de um modelo mais moderno do que o do DCT, que não apresenta infraestrutura compatível com as necessidades dos usuários. Nesse sentido, é criada em 20 de março de 1969, pela Lei nº 509, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações.
O surgimento da ECT corresponde a uma nova postura por parte dos poderes públicos com relação à importância das comunicações e, particularmente, dos serviços postais e telegráficos, para o desenvolvimento do país [1].
Com a publicação da Medida Provisória 532, de 28/4/2011, e do Decreto nº 7.483, de 16/5/2011, que aprova o novo Estatuto Social da ECT, o Governo Federal deu um passo importante para modernizar e fortalecer os Correios, que poderão, a partir de agora, ampliar sua atuação para outros países, além de consolidar serviços de logística integrada, financeiros e postais eletrônicos.
Através de parcerias comerciais, os Correios poderão agregar valor a sua marca e a sua infraestrutura e também adquirir o controle acionário ou a participação societária em empresas já estabelecidas, ou, ainda, constituir subsidiárias [2]. As especificidades das