Evou passar
POLO FORTALEZA I
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
O SURGIMENTO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO COMO UM EVENTO SOCIAL QUE ACOMPANHA A PRÓPRIA EVOLUÇÃO HUMANA.
A IMPORTÂNCIA DAS TEORIAS, PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS ORIGINÁRIOS DAS PROPOSTAS IMEDIATAMENTE ANTERIORES, E AINDA, PARA ENTENDER QUE AQUELA REALIDADE SOCIAL PRESENTE NO CONTEXTO DAS EMPRESAS FEZ SURGIR UMA NOVA FASE DO CONHECIMENTO ADMINISTRATIVO.
A EVOLUÇÃO NATURAL DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO PERCORRENDO CAMINHOS INÉDITOS, PELOS QUAIS OS PROBLEMAS DAS EMPRESAS ERAM MAIS COMPLEXOS E, PORTANTO, EXIGIAM QUEBRA DE PARADIGMAS DA ADMINISTRAÇÃO A PARTIR DO RECONHECIMENTO DA INTERAÇÃO DA EMPRESA COM SEU AMBIENTE, E TAMBÉM DA INTENSA EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA.
ROSEMARY ARAÚJO COSTA - RA: 394232
FABIANA MENDES FARIAS - RA: 400691
TEREZA RAQUEL SOUSA FERNANDES – RA: 400690
ALEX BRITO DE OLIVEIRA - RA: 398153
TUTORA
ELAINE OLIVEIRA FOSTER REIS
FORTALEZA
SETEMBRO 2012
TEORIA HUMANISTICA A busca de uma maior eficiência nas empresas exigiu a reconsideração das relações e aspirações dos elementos humanos na organização. A humanização dos conceitos administrativos se apresentou como mais adequada às novas exigências. Paralelamente, desenvolveram-se vários campos das ciências humanas, que permitiam compreender melhor o funcionamento da psicologia do trabalhador. Assim, os pesquisadores e estudiosos da psicologia do trabalho e industrial ressaltavam a importância da consideração conjunta dos fatores humano e material para a avaliação da produtividade no trabalho. As pesquisas de Elton Mayo propiciaram um cenário favorável à introdução de uma nova abordagem na solução dos problemas de administração, focalizada no processo de motivar os indivíduos para o atingimento das metas organizacionais.
TEORIA NEOCLÁSSICA
A Teoria Neoclássica surgiu da necessidade de se utilizarem os conceitos válidos e relevantes da Teoria Clássica, expurgando-os dos exageros