EVOLUÇÕES NA ADMINISTRAÇÃO
- A evolução história das tecnologias de gestão:
A administração científica, desenvolvida a parti do fim do século XIX, centrava suas preocupações no trabalho nas fábricas, baseada nos princípios tayloristas e na eficiência da produção.
TAYLOR: Os quatro princípios da administração de Taylor podem ser resumidos somo: utilizar métodos científicos para determinar o melhor modo de executar cada tarefa; selecionar a pessoa mais adequada para cada trabalho; treinar o trabalhador para executar o trabalho corretamente; e monitorar o desempenho do trabalho para asseguras que os procedimentos sejam seguidos e os resultados adequados alcançados.
A melhora de eficiência da produção se deu por meio de estudo do trabalho, ferramentas apropriadas e incentivos econômicos.
Na prática as coisas não ocorrem segundo o desejo de Taylor, e o trabalho acabou de tal forma simplificada a atividades to restrita, que o trabalhador jamais conseguiu ter voz no que fazia. A idéia da divisão do trabalho e das responsabilidades igualmente entre gerentes e trabalhadores acabou se transformando em uma dicotomia: a gerência determina como as coisas têm de ser feitas e o operador apenas executa.
FAYOL: Na administração das empresas prevaleceram os princípios de Fayol. Eram 14 princípios que ele julgava universais e que podiam ser ensinados a todos os administradores: divisão de trabalho, autoridade, disciplina, unidade de comando, unidade de direção, subordinação do indivíduo ao interesse da empresa, remuneração, centralização, linha de autoridade, ordem, equidade,estabilidade do pessoal, iniciativa e espírito de corpo. As funções de todos os gerentes era cinco: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.
MAX WEBER: Descreve a burocracia, teoria de administração baseada em sistemas racionais-legais de autoridade, divisão do trabalho,autoridade hierárquica, seleção formal, regras e regulamentos formais, impessoalidade e carreiras