Evolução
Vinicius Campos
Questão discursiva (TG)
A figura a seguir representa o Homem: um conquistador.
Sobre a figura, podemos deduzir que o homem dominou a natureza e empreendeu um tremendo avanço tecnológico, porém, experimentou evolução bem menor no que diz respeito à consciência, pois ainda se observam conflitos nas relações humanas, a paz mundial está em constante perigo, a vida do planeta ameaçada etc.
Discuta sobre a condição humana e como ela não é natural, mas uma conquista cultural e ética.
Comentário: O aluno pode mostrar como o homem é considerado evoluído em relação à tecnologia, mas ainda há muito a conquistar em relação à condição humana. Essa condição envolve atitudes, valores e ética. Trata-se de uma escolha e pode ser desenvolvida.
TG II: REFLEXÃO A RESPEITO DA EVOLUÇÃO DA CONDIÇÃO HUMANA
VINICIUS CAMPOS
De acordo com Arendt1, existe diferença entre condição humana e natureza humana. Nossa natureza humana é intrínseca, nasceu conosco, mas a condição humana se refere “às formas de vida que o homem impõe a si mesmo para sobreviver” e que mudam, conforme a geografia, a história, os hábitos e costumes, as crenças, os pensamentos e os sentimentos que nutrimos, pelas nossas escolhas e pelas influências que captamos do ambiente etc. Portanto, a condição humana é adquirida pela cultura e pela convivência e evolui constantemente.
O homem criou muitas coisas, transformou a realidade e empreendeu conquistas importantes, que facilitaram nossas vidas e trouxeram perspectivas novas. Avançamos em conhecimento, ciência e tecnologia. Mas não basta criar tecnologia, construir grande conhecimento, inovar, gerar desenvolvimento e riqueza, se os resultados desse progresso não atingem a todos, com justiça e equidade, ou se o homem não se esforça para moldar o próprio caráter e transformar seus valores, sua maneira de ver e de sentir a vida. Isso remete ao fato de que ainda temos um comportamento