Evolução tecnológica
A evolução tecnológica é o nome de uma ciência e tecnologia teoria estudos descrevendo o desenvolvimento da tecnologia, desenvolvida pelo filósofo checo Radovan Richta.
TEORIA DA EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA
De acordo com Richta e mais tarde Bloomfield, tecnologia (que Richta define como "uma entidade material criado pela aplicação de esforço físico e mental para a natureza, a fim de conseguir algum valor") evolui em três estágios: ferramentas, máquinas, automação. Esta evolução, segundo ele, segue duas tendências: a substituição do trabalho físico com mais eficiente o trabalho mental e o grau resultante de maior controle sobre o ambiente natural, incluindo a capacidade de transformar matérias-primas em cada vez mais complexo e produtos flexíveis.
ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
O período pré-tecnológico, em que todas as outras espécies animais, permanecem hoje com exceção de algumas espécies de aves e primatas foi um período não racional do homem pré-histórico mais cedo.
O surgimento da tecnologia, tornada possível pelo desenvolvimento da faculdade racional, abriu o caminho para a primeira fase: a ferramenta. A ferramenta dispõe de uma vantagem mecânica em realizar uma tarefa física, e tem que ser alimentado pelo esforço humano ou animal.
Caçadores-coletores desenvolveram ferramentas, principalmente para a aquisição de alimentos. Ferramentas como um recipiente, lança, flecha, arado, ou martelo que aumenta o trabalho físico de forma mais eficiente a alcançar seu objetivo. Mais tarde animais alimentados ferramentas como o arado e o cavalo, aumentou a produtividade da produção de alimentos cerca de dez vezes sobre a tecnologia dos caçadores-coletores. Ferramentas permitem fazer coisas impossíveis de realizar com um corpo só, como ver detalhes visuais minutos com um microscópio, manipulando objetos pesados com uma roldana e carrinho, ou carregar volumes de água em um balde.
A segunda fase foi a criação tecnológica da máquina. Uma