Evolução psicológica da criança
A PARTIR DO ESTUDO DO LIVRO “L`ENFANT TURBULENT: ETUDE SUR
RETARDS E LES ANOMALIES DU DÉVELOPMENT MOTEUR ET MENTAL”
SILVA, Angélica do Rocio Carvalho - PUC-SP /UNIFEOB
DOURADO, Ione C. - PUC-SP
SCAVAZZA, Maria Cristina – PUC-SP
MONTEIRO, Mário Destro - PUC-SP
GT: Psicologia da Educação / n.20
Agência Financiadora: não contou com financiamento
A apresentação da análise da leitura do livro “L’enfant turbulent: etude sur retards e les anomaliesdu dévelopment moteur et mental” (1925/1984), de Henri Wallon, visa apresentar a obra que embasou a Teoria de Desenvolvimento proposta por este estudioso.
Sua obra reuniu conhecimentos de diversas áreas, partindo em particular da Filosofia e
Medicina, construindo uma teoria que permite enxergar o ser humano em seu equilíbrio dinâmico que engloba fatores biológicos e sociais.
O enfoque dado a essa leitura objetivou a busca de relações entre essa obra e a produção teórica de Henri Wallon apresentada em outros livros, publicações em revistas especializadas e palestras transcritas.
Os procedimentos realizados para o desenvolvimento deste trabalho incluíram a leitura e discussão do livro “L’enfant turbulent”(1925/1984) pelo grupo de autores, utilizando obras de áreas correlatas como apoio ao entendimento de tópicos específicos.
Após essa primeira leitura, outras obras do autor, previamente estudadas, foram consultadas a fim de verificar as possíveis correlações entre as idéias propostas nessa obra e as desenvolvidas em textos posteriores.
A obra estudada foi o marco fundamental e inicial do autor na área da Psicologia.
Nela, Wallon observa e analisa detalhadamente 214 crianças entre dois e três anos e
2 quatorze e quinze anos com sérios distúrbios psicológicos como: instabilidade, perversidade e delinqüência. As crianças observadas no estudo eram atendidas em um posto psiquiátrico instalado em grupo escolar em Boulogne-Billancourt, subúrbio de