Evolução Humana X Consumismo
O tema trata-se da evolução humana relacionada aos dias atuais, englobando o capitalismo e o sistema que ele provoca. O consumismo excessivo que faz com que as pessoas se tornem escravas da tecnologia e os meios de consumo, deixando de lado o que é mais importante o relacionamento e o convívio das pessoas no meio social e cultural. Na verdade tornando-nos prisioneiros do nosso próprio mundo. Podemos dizer que tudo que nos prendem são preconceitos, a falta de confiança, nas opiniões naquilo que sentimos.
Palavras-chaves: Evolução, Capitalismo, Consumismo, Tecnologia.
Introdução
Ao lermos o Mito da Caverna de Platão interpretado aos dias atuais podemos dizer que a metáfora apresentada pelo autor mostra que quando somos cerceados do conhecimento, tornamo-nos "prisioneiros" das "verdades" imputadas a nós. A representação distorcida da realidade é absorvida pelos nossos sentidos como única realidade, a separação do homem em relação ao mundo real representa a "alienação social". Um modo de estranhamento entre os homens e entre as coisas. Através dela, apenas a representação da realidade, que prevalece sobre a sua verdadeira realidade. Podemos falar que isso nos leva a refletir que o homem que vive das representações sociais e materiais, da ideologia, é um "prisioneiro" de uma classe que manipula e que projeta "imagens" idéias, concepções de mundo em geral, que atendam aos seus devidos interesses.
Nos seres humanos temos uma visão distorcida da realidade, no mito os prisioneiros somos nós que enxergamos e acreditamos apenas em imagens criadas pela cultura, conceitos e informações que recebemos durante a vida. A caverna simboliza o mundo, pois nos apresenta imagens que não representam a realidade. Só é possível conhecer a realidade, quando nos libertamos destas influências culturais e sociais, ou seja, quando saímos da caverna.
Evolução Humana
Como vimos na figura acima, a evolução humana interligada ao mundo de