Evolução dos recursos didaticos
O presente relatório é resultante da pesquisa realizada para a disciplina de Pesquisa e Prática Profissional – Materiais Didáticos, da Unidade Temática de Aprendizagem: Educação Ciência e Tecnologia, abordando os seguintes temas: educação, ensino e pesquisa; pesquisa e formação docente; princípio educativo da pesquisa na prática profissional docente e os recursos didáticos na educação escolar, tendo como objetivo compreender a atuação profissional docente pela análise da prática e pela busca de um aprofundamento teórico que, examinado junto a uma experiência concreta de pesquisa, realizada com os professores permite refletir as possibilidades da pesquisa em sala de aula, bem como a utilização dos recursos e ou materiais didáticos. Visando orientar e auxiliar o educador em sua prática pedagógica para que aconteça uma aprendizagem significativa e prazerosa.
Entende-se que a educação, o ensino e a aprendizagem são processos que acontecem com o indivíduo em decorrência das influências do meio que se dá nas relações de seus participantes: aluno, professor e o ambiente, bem como o material didático utilizado que é de suma importância nesse processo. A inclusão dos materiais didáticos no processo de ensino-aprendizagem atravessa séculos, e foi defendida por diversos pesquisadores, como Comenius (1657), Dewey (1859-1952), Montessori (1879-1952), entre outros. (Justino, 2011)
Para a realização desse trabalho foi adotado como procedimento metodológico a pesquisa de campo, que segundo Gil (2002) “nesse tipo de pesquisa ocorre o estudo mais aprofundado de um objeto de forma detalhada.” E para a coleta de dados foi eleita a entrevista, que representa um dos instrumentos básicos dentro da perspectiva da pesquisa qualitativa. Nesse sentido, Lakatos e Marconi (1993, p. 196-201) ressaltam que “na entrevista a relação que se cria é de interação, havendo uma atmosfera de influência recíproca entre quem pergunta e quem responde.”
O desenvolvimento da pesquisa ocorreu