Evolução dos Processadores
Introdução
Da ideia aos dias atuais
A inovação
Conclusão
Bibliografia
Introdução
O processador é a peça chave para a evolução de toda tecnologia que temos hoje, não só em computadores e notebooks, como também em celulares, tablets, videogames, entre outros...
Mais conhecida como CPU, essa peça sofreu várias evoluções e adaptações e assim nesse trabalho iremos explorar um pouco desta pecinha que ainda faz história.
Da ideia aos dias atuais
A ideia de um processador surgiu com a necessidade e à medida que os computadores foram evoluindo, como já conhecemos, temos como referência o ENIAC, que teve seu desenvolvimento iniciado entre a década de 40 e 50, e tinha inicialmente o plano de armazenamento de softwares em seu interior, porem chegou a uma fase que não estava dando mais certo, a necessidade do ENIAC ser modificado fisicamente a cada tarefa diferente executada, os cabos que deveriam ser mudados ou reposicionados, chaves ligadas ou desligadas e os programas a serem carregados gerou a necessidade de criar algo que gerasse um processamento mais rápido.
Ao decorrer da década de 50, com a expansão da informática, muita coisa foi repensada, e assim o processador começou a ganhar funcionalidade maior, como por exemplo registradores de índices e percentuais, operações imediatas e detecção de operadores inválidos.
No começo da década de 60 a IBM ganhou destaque por ter planejado uma linha de computadores que poderiam executar o mesmo software, com poder, tipo e preços diferentes e assim continuou a evolução dos processadores, a disputa de ter um processador mais rápido, de qualidade e que representasse ganhos era uma ideia inovadora, e assim acabou sendo criado o Microprocessador.
O primeiro Microprocessador foi o Intel 4004, o mesmo foi lançado na década de 70 e o seu criador foi a Intel. Muitos podem explica-lo como uma máquina que contém