Evolução dos processadores
Acompanhe a evolução dos processadores nesta galeria de imagens.
A história dos PCs é formada basicamente pela evolução de seus componentes, que a cada dia se mostram mais rápidos, menores e mais baratos. Porém, isto não tirou a importância primordial dos processadores dentro de uma máquina. Nesta galeria, nós vamos ver a evolução dos principais 'pequenos chips' para computadores.
1971 até 1981
Em 1971, a Intel lançou seu primeiro processador. O Intel 4004 era usado apenas em calculadoras e tinha capacidade de processamento de 8 bits, mas mostrou na prática a idéia usada até hoje nos processadores: a capacidade de reunir todos os componentes necessários num único chip.
Apenas quatro anos mais tarde o mundo conheceu o primeiro computador pessoal. A empresa MITS lançou o Altair 8800 em 1975, com o processador 8080 da Intel, que apresenta a velocidade processamento de 2MHz (!!!). O baixo preço da máquina (cerca de US$ 400) a transformou num sucesso comercial para usuários domésticos.
Este sucesso atraiu vários programadores universitários. O caso mais famoso ocorreu com Paul Allen e Bill Gates, que criaram uma versão do BASIC (linguagem de programação) para o Altair 8800 e, no mesmo ano, resolveram abrir sua própria empresa de softwares (Micro-soft na época, Microsoft hoje).
Neste mesmo ano, Steve Wozniak e Steve Jobs lançaram a Apple, que, em 1978, foi a responsável por mostrar às empresas que o computador também era uma ferramenta de produtividade. A máquina Apple II foi a primeira com um software de planilhas eletrônicas (VisiCalc).
Enquanto isso, a IBM, que já era líder no mercado de computadores de grande porte, apenas observava o crescimento deste novo setor. Em 1980, ela começou a agir para também ser líder no mercado de computadores pessoais.
Usando o processador 8088 da Intel, lançado em 1978 como uma versão mais barata do modelo 8086 (ambos de 16 bits), o IBM PC (Personal Computer) foi um sucesso