Evolução dos cursos de engenharia na bahia
Na reta final do ensino médio, os estudantes precisam estar conscientes do caminho que escolheram para o seu futuro. O vestibular está cada vez mais perto, e as dúvidas sobre qual faculdade, ou curso devem escolher são comuns a todos. Para jogar luzes sobre essas sombras e dúvidas, é que elaboramos este trabalho.
O principal objetivo é definir, e apontar dificuldades que os cursos de Engenharia de Controle a automação, Engenharia de Pesca e Medicina apresentam. Expor nosso conhecimento sobre o mercado de trabalho nessas áreas e o salário inicial de cada profissional.
O trabalho foi elaborado com base em uma pesquisa bibliográfica na internet.
2. ENGENHARIA MECATRÔNICA
2.1 Definição
Também conhecida como Engenharia de Controle e Automação de Processo, é o ramo da engenharia que desenvolve e executa projetos de automação, sendo estes industriais, comerciais ou domésticos.
Automação é um sistema automático de controles pelo qual os mecanismos verificam o seu próprio funcionamento, efetuando medidas, aplicando correções, sem a necessidade de controle do homem. Em síntese, é a aplicação de técnicas computadorizadas ou mecânicas para diminuir o uso de mão-de-obra em qualquer processo especialmente o uso de robôs nas linhas de produção. Na indústria, a automação diminui os custos e aumenta a velocidade da produção.
O engenheiro de controle e automação ocupa-se do gerenciamento de projetos de automação industrial e comercial. É o responsável pela programação das máquinas e pela adaptação de softwares aos processos industriais. Em empresas que já estão automatizadas, redimensiona, opera e mantém os sistemas e equipamentos já instalados.
A engenharia mecatrônica é considerada por muitos como a ramo mais difícil da engenharia, por englobar em apenas uma, a engenharia elétrica, eletrônica e mecânica, além de informática avançada.