Introdução a Engenharia
PROFº DIEGO FERNANDES SILVA
Objetivos
• Interpretar a história da Engenharia.
• Refletir sobre o surgimento das Escolas de Engenharia.
• Conhecer as áreas de atuação profissional.
Descrição da atividade
Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir:
1) Analise a história da Engenharia e descreva sua trajetória.
R: “[...] Na história da Engenharia, alguns eventos mudaram o caminho da humanidade. Há milhões de anos atrás, o ser humano desenvolveu técnicas para a fabricação de ferramentas simples com ossos e madeiras, com a intenção de facilitar a caça e evitar ser caçado por outras espécies. Tais técnicas deram origem à Evolução social [...]” (BAZZO E PEREIRA, 2006 apud SILVA, D. F., 2014 p. 22).
Há cerca de 12 mil anos uma verdadeira revolução técnica aparece, provocando um conjunto de modificações culturais caracterizado, basicamente, pela introdução da agricultura, da domesticação de animais, da modelagem de cerâmica e da fabricação do vinho e da cerveja. Com a agricultura e a domesticação de animais, este sendo explorado de diversas maneiras, como por exemplo, a ordenha para aproveitamento de leite, a coleta de ovos, a tração animal, além de criar o estoque alimentar de reserva. Assim, não havia mais necessidade de mudanças frequentes do local de residência para obtenção de alimentos. Este é o chamado Período Neolítico.
Disponível em . Acesso em 26 de agosto de 2014
Consequência de tal evolução social, quatro áreas obtiveram grande desenvolvimento entre os povos da época: metalurgia, transporte, hidráulica e arquitetura.
Na metalurgia, os povos mediterrâneos e escandinavos foram os responsáveis pela construção de navios, os chineses criaram o primeiro manual de matemática, além da pólvora, a bússola e o foguete.
Para facilitar a comunicação entre os países conquistados e os impérios gestores, os romanos construíram 75.000 km de estradas. O sistema de drenagem e a pavimentação ainda pode ser encontrada