Historia da engenharia no Brasil
Página 1 de 2
fechar
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
História da engenharia no Brasil
O resgate da história da Engenharia no Brasil, desde o ensino, com as criações das primeiras escolas, até as principais obras da engenharia brasileira são o objetivo desta aula que serve de base para o pleno entendimento do atual cenário da profissão e desafios futuros.
Evolução histórica da Engenharia brasileira
Segundo Bazzo (2003), é difícil estabelecer as primeiras atividades classificadas como Engenharia no Brasil, todavia, pode-se afirmar que a construção das primeiras casas dos colonizadores e, em seguida, as obras de defesa, como muros e fortes, são exemplos iniciais do que viria a tornar-se a Engenharia brasileira.
As Figuras 1 e 2 ilustram as primeiras manifestações da futura Engenharia brasileira. Inicialmente, são apresentadas, sobretudo, manifestações da chamada Engenharia cartográfica.
Figura 1 - Mapa topográfico do Arraial do Bom Jesus e dos Fortes sitiantes. / Fonte: Fundação Biblioteca Nacional. Disponível em: objdigital.bn.br.Acesso em: 22 jun. 200
Figura 2 - Forte de Santo Antonio da Barra Bahia. / Fonte: Fundação Biblioteca Nacional. Disponível em: objdigital.bn.br. Acesso em: 22 jun. 2009.
https://ava.uninove.br/seu/SEUEAD/EAD0017/SEU_EAD0201.php?nIdPessoa=1134... 13/08/2015
AVA
Página 2 de 2
Segundo Telles (1984 apud Bazzo 2003), por volta de 1650, foi contratado o holandês Miguel Timermans, o "engenheiro de fogo", que aqui esteve "encarregado de formar discípulos aptos para os trabalhos de fortificações" e, portanto, de ensinar sua arte e sua ciência. O governo português tinha, ao que se conclui, grande interesse no curso, não deixando de ser curioso o incrível pragmatismo do governo português da época, que não teve dúvidas em contratar um holandês e, portanto, um inimigo
(que ocupava então grande parte do Nordeste brasileiro), desde que supostamente competente.
Estava, então, aberto o ensino de Engenharia no Brasil, porém, ainda de maneira sazonal.