Evolução das teorias
Ambiente: é o meio onde a organização está inserida, é tudo o que acontece externamente e internamente, influenciando direta ou indeiretamente a organização.
A Análise do Ambiente foi iniciada pelos estruturalistas, como a análise tinha abordagem de sistemas abertos aumentou o estudo do meio ambiente como base para verificar a eficácia das organizações, mas nem toda a preocupação foi capaz de produzir total entendimento do meio ambiente. As teorias administrativas têm ênfase no interior e exterior da organização.
O ambiente se divide em duas categorias: Ambiente Externo:
1. Macro-Ambiente Externo: nesta categoria estão as variáveis sobre as quais a empresa não tem interferência, mas que impactam significativamente sobre toda a cadeia de valores no qual a empresa está inserida.
As principais variáveis referentes ao macro-ambiente são: Políticas: São as definições e decisões políticas. Legais: constituem a legislação, são leis trabalhistas, fiscais, civis, de carácter comercial, etc. Demográficas: determina o mercado de acordo com a taxa de crescimento, população, raça, religião, distribuição geográfica, etc.
Econômicas: constituem o que determina o desenvolvimento econômico, afetam diretamente o poder aquisitivo da população, a capacidade de investimento das empresas e a competição entre elas. Ex: Inflação, balança de pagamentos do país, distribuição de renda interna, etc; são problemas econômicos que não passam despercebidos pela organização.
Sócio-Culturais: mostram o comportamento e hábitos dos consumidores, crenças e valores. Tecnológicas: é quando ocorre desenvolvimento tecnológico nas outras organizações, é preciso se adaptar para não perder a competitividade.
2. Ambiente Operacional Externo: Nesta categoria estão as variáveis sobre as quais a empresa tem alguma interferência, mas que impactam nas operações diárias das empresas. Clientes: tendência do comportamento de compra.
Concorrentes: número de